quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eu? Convertido?

Hoje fui questionado por um colega aqui do Seminário do Sul, com a seguinte pergunta: Você é mesmo convertido? Isso porque eu estava ouvindo música “secular”. Fico pensando, qual é a nossa idealização de convertido? Será um alienado? Alguém perfeito? Aquele que ouve músicas da “lagoa pequena”? Que tem um linguajar diferente? Que não faz o que o “mundo” faz?

O mesmo que eu respondi para este aluno aqui do seminário, tento expressar aqui em poucas linhas. Acredito que o convertido é aquele que tem consciência do que de fato é (ou seja, pecador), alguém que depende da graça e da misericórdia de Deus diariamente, e que é autêntico, diante de Deus e diante das pessoas.

Eu tento viver desta forma, pois sou pecador e tenho consciência disso. E se não fosse a graça e a misericórdia de Deus tenho certeza de que não estaria aqui hoje, mas será que alguém estaria?

E até porque, nenhuma condenação há, para aqueles que estão em Cristo, e ouvem música "secular".

Isto é apenas uma opinião minha.

Victor Capucho

6 comentários:

  1. Acho uma questão dificil pra se colocar uma linha, mas convertido acho q poderia resumir como diferente. Diferente das outras pessoas do mundo em atitudes e tal, vc ouvir uma musica secular n faz vc ser alguem do mundo, acho pior mt musica gospel doq musica mundana, mt musica gospel fala de um evangelho inexistente na biblia, eh mt mais facil isso acabar ou distorcer a fe de alguem doq alguma musica secular.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o senhor, só ouço Cassiane, Alda Célia e Waguinho! Você é um herege!!!

    HSUAAH,
    concordo contigo velha!

    ResponderExcluir
  3. CONVERSÃO é ir no sentido inverso. O antonimo de convertido, é invertido. Ou seja, aquilo que antes estava de uma forma invertida(errada), se converte e passa a assumir a forma correta. Isso num sntido amplo da palavra.
    Todavia,nessa questão. A pessoa que fez tal afirmação, nao a fez sabiamente, visto que ouvir musica secular, não é sinonimo de não ser convertido. Mas depende também do tipo de musica que se estava ouvindo...

    Paulo já diz em Filipenses 4v8
    "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

    A musica ouvida deve estar baseada nesses principios, no mais, Deus que sonda e conhece cada coração é quem pode dizer se o individuo é ou não convertido.

    Mas uma de suas perguntas pode ser uma boa resposta:

    "Que não faz o que o “mundo” faz"

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, Vitor Capucho, esse nome é lindo, vem de victorius e nos remete a vitória...mas isso é assunto pra depois.

    Confesso que estou abismado com sua repugnação, ia somente te pedir perdão mas como me chamaste de fariseu no mesmo corredor, eu acredito que preciso explicar o contexto da frase: (Você é mesmo convertido? Isso porque eu estava ouvindo música “secular”)

    1 - O problema não é poder ou não poder, o caso é como e porque fazer.

    1.1 Escutar ou não escutar não deve te levar para o céu ou inferno, porque quem julgará será Deus, mas COMO SE ESCUTA, por exemplo, tenho um fone de ouvido que custa 10 reais (na loja para não ajudar o contrabando) afinal fariseu faz tudo certinho...agora tem de 2 no camelô. Ou então um botão chamado volume, ou ainda bota um cd no carro se tranca e liga no máximo.

    Fato é que ninguém precisa ouvir o que estou ouvindo. Mas às vezes nos excedemos. Eu acho que ser fariseu é a tentativa de enquadrar Deus no que sigo, como pensamos, e seguimos algo... somos fariseus? Talvez. Vamos pensar sobre isso.

    1.2 foi o que te perguntei: - te edifica? Amém por isso. Aqui vejo uma ponta de pureza, como o Dan citou Fil 4.
    Mas se escandalizar (ou tiver incomodando de madrugada ) o vizinho é importante rever o porque. Acho (opinião pessoal) que ser fariseu é mas pensar assim: O vizinho fala alto no corredor, então posso promover bailes gospel ou secular porque o outro faz.

    Sobre fariseu, eles seguiam a lei para se aparecer, seguir a lei é bom, afinal quem está na Graça, cumpre a lei. Veja o texto que citou em Rom 8, diz que não há condenação para OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, porque ? PORQUE ele te livrou da lei do pecado e da morte.

    Não consigo ver um Paulo que fala “pois não faço o que prefiro e sim que detesto” Rm 7.15, que está preocupado em falar a uma comunidade que está doida pra fazer a cabeça dele rolar, entrando em Roma para pregar cantando/tocando planet hemp, los Hermanos, Skank, sei lá o que, e dando tapinha no bumbum e dançando o créu, por mais linda que a letra seja.

    Não consigo imaginar um pregador da Palavra parando para orar (requisito necessário para seminaristas e não está nos manuais) e de música de fundo los Hermanos, bom a partir de hoje imagino. Já vi pastores que terminaram seu ministério porque não valorizaram esse requisito.

    2. Talvez esteja usando minha fala, movida pelo contexto para ter um pretexto e defender sua ideia.

    2.1 Acho que não nos conhecemos muito (espero que continuemos nessa caminhada juntos) mas não sou tão cabeça fechada quanto imagina. Caso não saiba, gosto de contextualizar minhas falas, pergunte sua velha, mas quero saber quem vou usar no púlpito, isso é sério, quando for pai vai entender o que é servir legume com agrotóxicos para seu filho.

    2.2 Até indico um site que sigo a muito tempo viaarte.org do Marcelo Amaral da PIB de Itaguaí. Esse sim utiliza uma cultura e uma arte fundamentada. Na biblioteca tem um artigo Arte: uma perspectiva cristã de J. Scott Horrell na Revista Vox Scripturae. Precisamos aprender mais de Arte.

    Agradeço por dar-me a oportunidade de expressar minha contra proposta, pois acredito que esta servirá de crescimento mútuo. Caso contrário não perderia esse custoso tempo preparando essa réplica.

    Em Cristo,

    Victor Lino Pinheiro

    ResponderExcluir